Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Wall Street abre com ganhos, mas principais bolsas europeias continuam no vermelho

  • 333

As bolsas de Nova Iorque abriram em terreno positivo esta quinta-feira. Na Europa, a Bolsa de Milão lidera as quedas nas principais praças financeiras. PSI 20 mantem-se em terreno positivo. Preço do Brent está a subir 4%, cotando-se acima de 35 dólares

Jorge Nascimento Rodrigues

Wall Street e o Nasdaq abriram em terreno positivo esta quinta-feira, depois de terem registado perdas superiores a 1% no dia anterior em virtude do impacto negativo da comunicação da Reserva Federal norte-americana.

O preço do barril de petróleo de Brent subiu para 36,73 dólares pouco antes da abertura da sessão bolsista norte-americana. Pelas 14h30 (hora de Portugal), aquando da abertura das bolsas em Nova Iorque, o preço do Brent cotava-se acima de 35 dólares, uma subida de mais de 4% em relação ao fecho do dia anterior. Os rumores sobre a possibilidade de negociaçoes entre o cartel petrolífero liderado pela Arábia Saudita e a Rússia com vista a gerir a oferta têm alimentado uma alta do preço nos últimos três dias.

Na Europa, as principais praças financeiras continuam no vermelho. A Bolsa de Milão lidera as quedas, com o índice MIB a perder mais de 1,7%. O problema da reestruturação do sector bancário transalpino continua a preocupar os investidores apesar de um acordo entre a Comissão Europeia e o governo italiano firmado ontem. Com descidas superiores a 1% incluem-se, ainda, os índices SMI de Zurique e DAX de Frankfurt. A contracorrente, o índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, regista ganhos, tal como os principais índices de Budapeste, Helsínquia, Instambul e Varsóvia.