Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Estação de S. Bento vai acolher hotel e lojas

  • 333

A Infraestruturas de Portugal está a negociar parcerias com instituições e empresas, visando a ocupação comercial de uma área de 9000 metros quadrados desaproveitada na estação ferroviária do Porto

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a desenvolver um plano de valorização da estação de São Bento, no centro do Porto, que prevê a instalação de um hotel e áreas comerciais e culturais, nas alas exteriores à via férrea. A revelação foi feita na quarta-feira pelo presidente da IP, António Ramalho, durante a audição na comissão parlamentar.

António Ramalho acentuou o carácter central e histórico da estação, visitada diariamente por 4000 pessoas que não utilizam o comboio, atraídas “pela beleza dos painéis de azulejos”. “Uma das mais bonitas do mundo”, referiu Ramalho.

A IP está a negociar parcerias com instituições e empresas, visando a ocupação comercial de uma área de 9000 metros quadrados desaproveitada, servindo de armazém de sucata e locomotivas obsoletas. Na audição parlamentar, António Ramalho falou da intenção da IP de “valorizar as estações de comboio”, referindo-se também a de Santa Apolónia, em Lisboa.

Numa primeira fase, a IP vai proceder a um levantamento exaustivo das estações numa lógica de preservação do património, avançando depois para a rentabilização comercial dos espaços.