Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sector das tecnologias de informação deverá valer 4,1 mil milhões de euros em 2016

Estudo hoje divulgado pela consultora IDC, prevê que no final do próximo ano, a maioria dos presidentes executivos vai ter a transformação digital no centro da sua estratégia

O mercado de tecnologias de informação português deverá crescer 2,6% este ano, face ao ano anterior, para 4,1 mil milhões de euros, enquanto as telecomunicações caem 2%, prevê a consulta IDC num estudo hoje divulgado.

A IDC apresentou hoje o "FutureScape Portuguese ICT Industry 2016 Predictions", com base num estudo internacional da empresa, desenvolvido por mais de 1.000 analistas e com base no 'research' (pesquisa) nacional que conta com mais de 3.000 inquéritos a decisores portugueses em 2015 e nas análises a mais de 1.000 relatórios e contas e 500 fornecedores de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em Portugal.

Em termos de serviços de telecomunicações, as estimativas apontam para uma quebra 2% este ano, atingindo os 4,4 mil milhões de euros.

O estudo apresenta a visão da IDC para as dez mais importantes alterações no mercado das TIC nos próximos 12 a 36 meses.

A consultora prevê que no final do próximo ano, a maioria dos presidentes executivos vai ter a transformação digital no centro da sua estratégia corporativa e que em 2018 as empresas com estratégias digitais aumentem as suas capacidades de desenvolvimento de ‘software’.

Dentro de dois anos, a IDC estima que a maioria das empresas inicie projetos com dados externos.

Para este ano, uma das importantes alterações no mercado das TIC assenta no facto de 20% das empresas portuguesas preverem iniciar projetos-piloto com sistemas cognitivos.