Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Preços das casas com aumentos até 10%

  • 333

Em algumas zonas os aumentos chegam a ser superiores a dois dígitos, como é o caso do Funchal

Tiago Miranda

Os preços dos imóveis estão ao nível mais elevado dos últimos três anos. Funchal, Barcelos e Porto lideram as subidas. A nível nacional é o primeiro aumento desde 2009

Os preços das casas continuam a aumentar, sendo que cada metro quadrado em Portugal valia para os bancos, em média 1050 euros, no final do ano, mais 4% do que no ano anterior, avança o "Jornal de Negócios" desta terça-feira. Mas em algumas zonas os aumentos chegam a ser superiores a dois dígitos, como é o caso do Funchal.

A média da avaliação bancária a nível nacional aumentou no final de 2015 pela primeira vez desde 2009. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, em dezembro, o metro quadrado atingiu o valor mais elevado desde abril de 2012. Uma tendência que foi partilhada por todas as regiões excepto Gondomar, onde o metro quadrado se fixou nos 849 euros, o mesmo valor do ano anterior. As zonas onde o crescimento foi maior foi o Funchal (10,03%), Barcelos (8,92%) e Porto (8,62%).

O Porto, diz o "Jornal de Negócios", foi a zona onde os preços mais recuperaram. Houve uma forte procura de imobiliário em 2015 no Porto, que se tornou a única zona onde foram anulados os efeitos da crise nos preços dos imóveis. Lisboa continua a apresentar o nivel mais elevado, cada metro quadrado vale 1.875 euros. Mas face a 2011, a avaliação ainda está 5,16% abaixo.