Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Itália e Irão de acordo em negócios de milhões e na luta contra o terrorismo

  • 333

ANGELO CARCONI / EPA

Itália e Irão assinaram acordos para negócios no valor de 17 mil milhões de euros, no início da visita à Europa do Presidente iraniano, empenhado em reconstruir laços com o Ocidente, após longos anos de sanções. Ambos os países pormetem lutar juntos contra o terrorismo

Liderando uma grande delegação de 120 homens de negócios e ministros, o Presidente iraniano Hassan Rouhani estará dois dias em Roma antes de voar para França esta quarta-feira, próxima etapa do seu périplo diplomático num momento de grande tensão no Médio Oriente.

Fonte do governo italiano, citada pela Reuters, afirma que o país vai assinar acordos para negócios no valor de mais de 17 mil milhões de euros em sectores como os da energia, infraestruturas e aço para a construção de navios. "Isto é apenas o início de uma longa jornada. Há sectores que teremos de trabalhar mais em conjunto", sublinhou o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, ao lado de Rouhani.

"Estou certo de que esta visita será fundamental para avançarmos no desafio de lutar contra o terrorismo, a atrocidade e o mal que temos de enfrentar juntos", sublinhou Renzi, referindo-se especificamente às ameaças do autodenominado Estado Islâmico (Daesh).

Por sua vez, Rouhani sublinhou: "Sempre estivemos na linha da frente contra o terrorismo... Vamos continuar [a cooperar com a Itália] para que se assegure uma paz genuína no Afeganistão, na Síria, no Líbano e na Líbia".