Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Galp já produz mais de 50 mil barris de petróleo diários

  • 333

DR

A produção petrolífera da Galp aumentou 43,3% no quatro trimestre de 2015, face a igual período de 2014. E a refinação aumentou 4,2%

A produção de petróleo da Galp no último trimestre do ano passado ultrapassou os 52,1 mil barris diários, correspondente a um aumento de 43,3% em termos homólogos, egundo informações provisórias da empresa.

No que diz respeito ao sector da refinação, os dados provisionais da Galp referem que as matérias-primas processadas cresceram 4,2% face ao último trimestre de 2014. As vendas totais de produtos petrolíferos aumentaram 0,5% em termos homólogos.

No segmento do gás natural, a Galp registou uma quebra de 10,3% no último trimestre do ano passado, quando vendeu 1692 milhares de metros cúbicos de gás, contra 1885 milhares de metros cúbicos de gás natural em igual período de 2014.

Apesar da descida das cotações internacionais do petróleo, a Galp deverá compensar a queda das receitas por barril com o aumento significativo da sua produção total. Além disso, a empresa atingiu um dos níveis mais altos de sempre na refinação de petróleo processado nas unidades de Sines e de Matosinhos no segundo e terceiro trimestres de 2015, onde tem beneficiado de margens de refinação elevadas.

A equipa de gestão da Galp, presidida por Carlos Gomes da Silva prevê apresentar os resultados anuais da empresa a 8 de Fevereiro.