Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Argélia. Prebuild ganha duas empreitadas de 125 milhões de euros

  • 333

O conglomerado de João Gama Leão anunciou dois contratos na Argélia, nas cidades de Oran e Bouira

É o regresso à Argélia da construtora da família Gama Leão. A Prebuild anunciou esta quinta-feira ter assinado dois contratos que representam 125 milhões de euros. São duas empreitadas residenciais, de promoção privada, em cidades diferentes. Nos dois casos, o prazo de execução é de dois anos.

Em Oran, a segunda cidade do país na costa mediterrânica, a Prebuild arranca em março com a construção de dois edifícios de 17 pisos, com 86 apartamentos. A obra vale 15 milhões de euros e será executada pela empresa luso argelina Prebuild Algerie a partir de um projeto elaborado em Portugal. O projeto aguarda a aprovação do organismo de supervisão técnica da Argélia que se terá de pronunciar por causa da natureza sísmica da região.

Ainda em 2016, a Prebuild conta lançar a construção de um segundo empreendimento habitacional, na cidade de Bouira (140 km da capital Argel). Mas, falta ainda que o promotor argelino conclua a operação de financiamento da empreitada.

O projeto inclui dois lotes, com seis blocos de 15 pisos cada. Acolherão 512 apartamentos, 74 espaços de comércio e escritórios e uma escola com 2000 metros quadrados de área. O investimento é de 110 milhões de euros.

Estas obras marcam o regresso da Prebuild ao setor da construção na Argélia, depois de se ter gorado o megacontrato de 75 mil fogos de habitação social em Blida, distribuído por cinco construtoras, resultante da diplomacia económica do tempo do ministro Álvaro Santos Pereira. Na altura, a Prebuild chegou a montar em Blida um estaleiro e uma central de betão.

Em Portugal, a holding de topo do grupo, no âmbito do processo de revitalização, chegou a acordo com os credores para um corte de 40% da dívida de 250 milhões de euros.