Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

PSI20 volátil está de novo no vermelho. Mota-Engil em perda acentuada

  • 333

Abriu a cair, recuperou e agora está novamente no vermelho. A Bolsa portuguesa perdia, às 9h40 desta segunda-feira, quase 1,3%, com a Mota-Engil a cair quase 15%

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, está esta manhã em baixa, de novo abaixo dos 5.000 pontos, com a Mota-Engil a liderar as perdas, a cair 14,63% para 1,231 euros.

Cerca das 9h40 em Lisboa, o PSI20, que agora apenas inclui 17 empresas (os títulos do Banif deixaram de integrar o índice a 23 de dezembro de 2015), estava a descer 1,26%, para 4.783,06 pontos, com 12 'papéis' a desvalorizarem-se e cinco a subirem.

Além dos da Mota-Engil, os títulos da Pharol, Sonaee Galp Energia eram outros dos que mais se desvalorizavam, estando a descer 2,94%, 2,73%, para 0,925 euros, e 1,42%.

Na Europa, as principais bolsas estavam estqa segunda-feira em alta, a ignorarem os mínimos de quase 12 anos do barril de petróleo Brent, após o levantamento das sanções ao Irão.

Depois de ter subido pontualmente na semana passada, o barril de petróleo Brent, para entrega em março, abriu esta manhã em baixa, a cotar-se a 28,46 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 1,6% do que no encerramento da sessão anterior.

A semana começa com a histórica notícia do fim das sanções ao Irão por parte dos Estados Unidos e da União Europeia, algo que já se está a repercutir no preço do petróleo, que continua a cair, estando hoje o barril de Brent em torno dos 28 dólares, o nível mais baixo desde 2004.

O anúncio do Irão, no domingo, de que vai aumentar a oferta em meio milhão de barris por dia, traduz-se num aumento da oferta face à fraca procura.

Esta semana também arranca com Wall Street fechada, por ser feriado nos Estados Unidos (Dia de Martin Luther King), e carregada de referências macroeconómicas.

Além dos Índices de Preços no Consumidor nos Estados Unidos e na Zona Euro e da reunião na próxima quinta-feira do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), sobre política monetária na zona euro, na quarta-feira começa o Fórum Económico de Davos.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou na sexta-feira em baixa, com o Dow Jones a descer 2,39%, para 15.988,08 pontos, depois de ter avançado a 19 de maio passado até aos 18.312,39 pontos, o atual máximo de sempre desde que foi criado.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,0883 dólares, contra 1,0954 dólares na sexta-feira.

  • Na Europa, as principais bolsas europeias iniciaram a sessão desta segunda-feira no verde, motivadas pelos ganhos das praças chinesas. Em Portugal, o PSI já esteve no vermelho mas recuperou. O preço do petróleo alcança novos mínimos desde 2004, com o fim das sanções ao Irão.