Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Estado dá benefícios fiscais a Aga Khan

  • 333

Sede da comunidade ismaelita fixada em Lisboa com benefícios equiparados aos Estados estrangeiros

A instalação em Lisboa da sede mundial da comunidade ismaelista pressupõe a atribuição de benefícios fiscais para a sua igreja e líder espiritual, o princípe Aga Khan, ao abrigo do estatuto diplomático que enquadra os Estados estrangeiros, noticia o Jornal de Negócios.

A grande proximidade da comunidade ismaelita a Portugal, a sua influência política e económica e a obra social desenvolvida através da Fundação Aga Khan são as razões elencadas pelo Jornal de Negócios como tendo estado por trás da decisão. O acordo foi aprovado com amplo consenso no Parlamento, mas com a abstenção do PCP.

Assim, o líder espiritual e o Imamat ficarão isentos da generalidade dos impostos, nem estarão sujeitos aos tribunais tributários, bem como terão um acordo irrevogável durante os próximos 25 anos. Este projeto dos ismaelitas (que totalizam 15 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo), por seu lado, mobilizará emprego e dinheiro, entre os postos de trabalho na nova sede e investimentos em Portugal por parte desta comunidade.