Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Verdadeiras ilhas de incentivos

  • 333

Sobejamente afamadas pela sua beleza e hospitalidade, as nossas ilhas do Atlântico são autênticos tesouros, não só pelas condições que oferecem a quem as visita ou nelas vive, mas também a quem inicie ou procure aprofundar um negócio, incluindo um pacote de apoios ao investimento muito atrativo.

Dada a sua localização ultraperiférica na Europa, as Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM) têm beneficiado de um quadro favorável em matéria de auxílios estatais e de acesso aos fundos da União Europeia (UE). Os novos apoios propiciam, até 2020, a continuidade da valorização das ilhas, incrementando a sua competitividade e a promoção regional. Assim, está já disponível um conjunto alargado de incentivos financeiros e de benefícios fiscais a ter em consideração, em particular, pelas empresas que, nestes espaços, pretendam investir.

Com efeito, em ambas as regiões é possível, atendendo ao cumprimento de determinadas condições pelo promotor e pelo projeto, alcançar cofinanciamentos públicos até 80% das respetivas despesas elegíveis. Na RAA, procura-se fomentar a base económica de exportação da região, a qualificação, a inovação e o empreendedorismo, ao passo que na RAM, direcionam-se os apoios para a valorização e qualificação, internacionalização, empreendedorismo e investigação e desenvolvimento.

Seja nos Açores ou na Madeira, no atual contexto macroeconómico, a atribuição destes apoios pode, de facto, fazer a diferença no seu desenvolvimento. É o que todos, sem exceção, desejamos.

por Marcos Eckart Esteves
Este projeto resulta de uma parceria entre o Expresso e a Deloitte

ATÉ AO FIM DO ANO, O EXPRESSO VAI PUBLICAR TODAS AS SEMANAS UMA IDEIA PARA POUPAR NOS IMPOSTOS, NUMA PARCERIA COM A DELOITTE. NO TOTAL, SERÃO 50 CONSELHOS. VEJA AQUI A LISTA DE ARTIGOS JÁ PUBLICADOS