Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Vendas de veículos “dispararam” em 2015

  • 333

O mercado automóvel recuperou. Está perto do nível médio dos últimos 15 anos. Acabou a crise no sector automóvel

José Palma-Ferreira

Em 2015, as vendas nacionais de novos veículos ligeiros de passageiros aproximaram-se dos volumes médios registados nos últimos 15 anos. A marca Renault liderou o mercado português, vendendo 20.447 veículos ligeiros de passageiros de janeiro a dezembro, mais 25,3% que em 2014 — um crescimento que está em linha com o aumento de 25% registado no mercado total, em termos homólogos, nas vendas no segmento de ligeiros de passageiros.

Apesar do escândalo do “dieselgate”, a Volkswagen ficou em segundo lugar (ver infografia) nos ligeiros de passageiros, crescendo 21,8% em relação às vendas de 2014, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Uma das características que diferencia o mercado automóvel português é o facto de ter duas marcas premium (Mercedes-Benz e BMW) entre as cinco mais vendidas. Nas vendas de motociclos até 125 centímetros cúbicos, a Honda lidera.