Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Exportações para Angola caem 33%

  • 333

Getty

Portugal vendeu menos 955 milhões de euros para o mercado angolano até novembro de 2015

A crise económica em Angola está já ter efeitos visíveis nos fluxos comerciais com Portugal. As exportações de bens nos primeiros onze meses do ano passado, segundo revelou ontem o INE, tiveram uma queda de 33% face a 2014. São menos 955 milhões de euros vendidos para o mercado angolano.

Mas há igualmente efeitos de sentido contrário: as importações com origem em Angola tiveram uma queda semelhante de 29% que corresponde a 422 milhões de euros. A economia angolana não foi o único parceiro com algum relevo no comércio externo português que diminuiu as compras a Portugal. Por exemplo, as exportações para o Brasil recuaram 9,6% (56 milhões de euros) e para a Rússia caíram 22,4% (43 milhões de euros).

Apesar destes efeitos negativos, as exportações totais de bens (não se incluem aqui os serviços cujos dados são publicados pelo Banco de Portugal e registam, entre outras coisas, o turismo) tiveram um crescimento de 4,1% face aos primeiros onze meses de 2014. As importações cresceram 2,1% e só não tiveram uma subida maior porque a descida do preço do petróleo reduziu em mais de €1100 milhões as compras de combustíveis no exterior.