Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas. Europa abre “mista”

  • 333

Apesar da reanimação da bolsa chinesa, as praças financeiras europeias abriram “mistas” esta sexta-feira. O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, está a subir 0,6%

Jorge Nascimento Rodrigues

Apesar da reanimação das bolsas chinesas, as praças financeiras europeias abriram "mistas". Estocolmo, Frankfurt, Madrid e Londres estão em terreno positivo, mas Amesterdão, Milão, Paris e Zurique abriram no vermelho (ainda que as trajetórias, nestes casos, não estejam definidas).

O índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas da zona euro) iniciou com ganhos de 0,25%. O Eurostoxx 600 (de 600 cotadas de 18 países europeus) está ligeiramente acima da linha de água.

O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, abriu em terreno positivo, estando a subir mais de 0,6%.

O preço do barril de petróleo de Brent mantem-se acima de 34 dólares, deixando para trás mínimos de quase 12 anos registados na quinta-feira durante a sessão asiática, quando aquele preço desceu para 32,17 dólares. Na quinta-feira, o preço do Brent acabou por fechar em 33,80 dólares. O preço do barril da variedade europeia de referência internacional já desceu 8% desde início do ano.

Com estes níveis de preços abaixo de 40 dólares, apenas Arábia Saudita, Irão, Iraque e Kuwait têm produções lucrativas, segundo a revista britânica "The Economist".