Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas europeias em terreno positivo

  • 333

Depois de uma segunda-feira em que os mercados europeus perderam mais de 3%, a Europa está a recuperar esta terça-feira, apesar da Ásia ter fechado ainda no vermelho. Londres e Madrid lideram subidas. PSI 20 flutua na linha de água

Jorge Nascimento Rodrigues

O índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas da zona euro) abriu estra terça-feira em terreno positivo depois de ter perdido 3,3% no dia anterior. As bolsas europeias abriram hoje em terreno positivo, depois de ontem o índice MSCI para a "região" ter recuado 3%.

Apesar da Ásia Pacífico ter encerrado esta terça-feira no vermelho, as principais bolsas europeias estão a registar ganhos, com Londres e Madrid a liderarem. O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, tem variado acima e abaixo da linha de água, sem trajetória ainda definida.

Os fututos em Frankfurt e Wall Street continuam em terreno negativo.

Os preços do barril de petróleo estão em queda para as duas principais variedades, Brent, a europeia de referência internacional, e WTI, a norte-americana. Na abertura da sessão europeia, os preços das duas variedades estão abaixo de 37 dólares em em queda. O preço do barril de Brent está a cair mais de 1% em relação ao valor de fecho de segunda-feira.

  • Os índices de pânico bolsista subiram significativamente na China e na Europa. Frankfurt, Estocolmo, Amesterdão, Milão e Tóquio foram as bolsas mais afetadas pelo contágio da derrocada chinesa. Em duas horas, à tarde, o preço do petróleo caiu de um máximo para um mínimo do dia. Derrocada chinesa custou 2% às bolsas mundiais