Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Europa abre em terreno positivo

  • 333

ERIC PIERMONT/AFP/GETTY

As principais bolsas do continente europeu abriram com ganhos, mas a trajetória ainda não está definida. O índice PSI 20 da Bolsa de Lisboa iniciou a sessão ligeiramente acima da linha de água

Jorge Nascimento Rodrigues

As principais bolsas do continente europeu abriram esta segunda-feira em terreno positivo, incluindo a Bolsa de Madrid. O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, iniciou a sessão em linha com a tendência positiva europeia, mas ligeiramente acima da linha de água, sem trajetória ainda definida.

Em algumas das mais importantes bolsas, a trajetória, também, ainda não está definida. São os casos das bolsas de Amesterdão e Paris. A Bolsa de Londres está encerrada em virtude de feriado em toda a Commonwealth. Os futuros em Wall Street continuam em terreno negativo.

O preço do barril de petróleo de Brent abriu a sessão europeia cotando em Londres 37,56 dólares, uma descida de 1% em relação ao fecho de sexta-feira passada. Na semana passada, o preço do Brent subiu quase 3%, depois de ter descido para mínimos de sete anos a 22 de dezembro, com o barril em 36,11 dólares no fecho e tendo caído para 35,98 dólares durante a sessão. Eram níveis de preços que não se registavam desde dezembro de 2008.

Em Espanha, o Comité Federal do PSOE, o segundo partido mais votado nas eleições legislativas de 20 de dezembro, decide hoje o sentido da sua posição em relação a um governo de iniciativa do Partido Popular, o partido incumbente de governo, que foi o mais votado, mas que não dispõem de maioria no Congresso de Deputados.