Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Banif. Gestores perdem milhares de euros e ficam com as contas congeladas

  • 333

tiago miranda

Segundo a edição deste sábado do jornal “Sol”, os gestores vão ter de comprovar que não tiverem qualquer envolvimento na queda do banco

Vários gestores do Banif estão com as contas congeladas. A notícia é avançada pela edição deste sábado do semanário “Sol”, que acrescenta que o congelamento só será revertido caso os administradores comprovem que não estão de alguma forma envolvidos com o colapso do banco.

Segundo o mesmo jornal, administradores e acionistas já perderam milhares de euros com o dinheiro que tinham em ações e obrigações. António Varela, do Banco de Portugal, é um dos visados e terá perdido cerca de 50 mil euros. Outros dos nomes divulgados são o de Luís Amado (presidente do Conselho de Administração do Banif), Jorge Tomé (vice-presidente do Conselho de Administração do Banif) e de Teresa Roque (antiga presidente do Conselho estratégico do Banif).

Com o colapso do Banif - à semelhança do que aconteceu como BES – , o banco foi dividido em bom e mau. O Santander ficou com os ‘ativos bons’, enquanto os ativos problemáticos, as operações no exterior e 49% da Açoreana vão para o veículo do Estado, a Naviget (que obrigou a realização de um Orçamento Retificativo no valor de €2,255 mil milhões), para futura venda.