Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Quando vir um anúncio da Volkswagen vai deixar de ouvir “Das auto”

  • 333

AXEL SCHMIDT/ REUTERS

Depois dos escândalos relativos às emissões de gás, a Volkswagen decidiu fazer um extreme makeover

Preocupada com a imagem associada à marca, a Volkswagen (VW) está a desenvolver uma nova campanha de comunicação. De agora em diante, quando o logótipo da VW aparecer ouviremos apenas "Volkswagen". O antigo slogan, que significava "O automóvel", vai ser retirado, pouco a pouco, do mundo inteiro.

Um dos gestores da companhia, que preferiu o anonimato, revelou à Reuters que o slogan "Das auto" era arrogante e a empresa precisa, agora, de mostrar humildade.

As regras internas do grupo também estão a mudar desde a chegada de uma nova equipa de direção. Na sua conferência anual de pré-Natal em Dresden, inaugurou-se a adesão a um ambiente mais descontraído, onde, por exemplo, os homens foram encorajados a retirar as gravatas.

Hans-Gerd Bode, diretor do departamento de comunicação do grupo, admite que tem existido alguma tensão enquanto a VW tenta descobrir quem fez o quê, mas nega que tenha havido qualquer desonestidade propositada da parte do grupo.

Para ajudar na resolução desta crise, a Volkswagen contratou três empresas de relações públicas: a alemã Hering Schuppener, a britânica Finsbury, e a norte-americana Edelman e Kekst. Ainda assim, Bode garante que as decisões finais ainda cabem à própria VW.