Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas mundiais já ganharam quase 1% esta semana

  • 333

Pelo segundo dia consecutivo, o índice mundial das bolsas registou uma subida. Esta terça-feira destacaram-se as bolsas dos Estados Unidos com um ganho de quase 0,9%. Europa e Ásia Pacífico registaram hoje avanços de 0,4%. Mas Frankfurt, Milão e Zurique fecharam no vermelho

Jorge Nascimento Rodrigues

O índice MSCI mundial fechou esta terça-feira com uma subida de 0,66%. Pela segunda sessão consecutiva, o índice regista ganhos. Esta semana, o índice avançou 0,97%. No entanto, desde início de dezembro, as bolsas mundiais perderam mais de 3%.

O principal impulso positivo na sessão desta terça-feira veio dos Estados Unidos, com o índice MSCI respetivo a registar uma subida de 0,87%. Em Wall Street, o Dow Jones 30 subiu 0,96% e o S&P 500 avançou 0,88%. O Nasdaq, da bolsa das tecnológicas, subiu 0,65%.

Os índices MSCI para a Europa e Ásia Pacífico ficaram-se por ganhos de 0,4% e 0,41% respetivamente. Os mercados emergentes viram as suas bolsas ganhar 0,4%. Apesar de a Europa fechar em terreno positivo globalmente, Frankfurt, Milão e Zurique encerraram no vermelho. O SMI suíço perdeu 0,33%, o MIB italiano recuou 0,19%, e o Dax alemão caiu 0,09%. O índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas da zona euro) fechou abaixo da linha de água, com perdas ligeiras de 0,07%, com duas cotadas alemãs a liderarem com quedas acima de 1%, a seguradora Munich Re e a Deutsche Post.

Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 conseguiu na parte final da sessão inverter a trajetória negativa e fechar a ganhar 0,48%. As maiores subidas foram protagonizadas pelo BPI, BCP, Galp e Portucel com ganhos acima de 2%.

A Bolsa de Madrid esteve no foco de atenção depois de na segunda-feira se ter afundado 3,6% como reação aos resultados eleitorais de domingo que conduziram o Partido Popular, o partido incumbente de governo, a uma situação de principal votado mas sem condições de formar governo com maioria garantida no Congresso dos Deputados. Esta terça-feira, o índice Ibex 35 subiu 0,53%. Os analistas financeiros desdramatizaram a situação imediata argumentando que o Orçamento de Estado para 2016 já foi aprovado.

  • Brent mais barato do que petróleo americano

    Esta terça-feira, o preço do barril de petróleo norte-americano ultrapassou o preço do barril de Brent. No fecho da sessão, a cotação do Brent está em 36,38 dólares e a do WTI em 36,43 dólares. Brent desceu esta terça-feira abaixo de 36 dólares durante o dia