Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa negoceia no verde com ações do Banif ainda suspensas

  • 333

Tiago Petinga/Lusa

Só a partir de amanhã, quarta-feira, o banco será excluído do PSI20, que passará a negociar títulos de apenas 17 empresas

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno negativo, com o PSI20, o índice de referência da praça lisboeta, a cair 0,02%, para os 5.233,06 pontos, com os títulos do Banif ainda suspensos. Contudo, arrancou para os ganhos pouco depois: às 8h15, ganha 0,67%. Apenas três cotadas caem, com a Teixeira Duarte a liderar as perdas (-3,68%). No outro extremo, a Pharol é a que mais ganha (2,90%), seguindo-se a Portugal (2,90%) e a Galp Energia (1,49%).

Na segunda-feira, a bolsa de Lisboa encerrou em queda, em linha com as restantes praças na Europa, com o PSI20 a ceder 1,44% para 5.234,34 pontos, com 16 cotadas em terreno negativo. Entre as 18 cotadas que integram o índice de referência da praça portuguesa, 16 caíram, uma fechou inalterada, a Jerónimo Martins, nos 11,65 euros, e o Banif está suspenso.

As ações do Banif estão suspensas desde a passada quinta-feira, por indicação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Na quarta-feira o Banif vai deixar de integrar o principal índice da bolsa portuguesa, na sequência da alienação do banco no contexto da medida de resolução anunciada no domingo pelo Governo e pelo Banco de Portugal, informou a Euronext.

"A Euronext anunciou hoje [segunda-feira] a exclusão do Banif S.A. do índice PSI20, na sequência do comunicado do Banco de Portugal de 20 de dezembro de 2015, referente à decisão de alienação do banco no contexto de uma medida de resolução", lê-se no comunicado divulgado pela gestora da bolsa portuguesa.

A entidade liderada por Luís Laginha de Sousa acrescentou que "a exclusão do Banif S.A. do índice PSI20 será efetiva a partir de quarta-feira, 23 de dezembro de 2015, e não haverá substituição direta deste constituinte no índice".

O PSI20 só voltará a ter um substituto para o Banif em março, quando houver uma nova revisão índice, já tinha dito ao Expresso fonte oficial da Bolsa de Lisboa na segunda-feira. O PSI20 não poderá ter menos do que 18 empresas, pelo que o Banif terá mesmo de ser substituído por outra empresa.

As ações do Banif estão suspensas da negociação em bolsa por decisão da CMVM desde quinta-feira passada. Os títulos do banco que era liderado por Jorge Tomé foram suspensos, tendo o regulador dos mercados emitido entretanto um comunicado a dar conta de que aguarda a "prestação de informação relevante relativa ao processo de venda voluntária do mesmo". Quando foram suspensas, as ações estavam a valorizar 43% para 0,002 euros (0,2 cêntimos).