Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Espanha: Risco da dívida sobe após resultado das eleições

  • 333

Dados do mercado recolhidos pela agência Efe indicam que os juros da dívida no prazo de referência a dez anos subiram para 1,817%, face aos anteriores 1,693%.

O risco da dívida espanhola está em alta, a subir 125 pontos base, mais nove pontos base do que na sexta-feira, reflexo do nervosismo do mercado devido à incerteza na sequência do resultado das legislativas, segundo a Efe.

De acordo com os dados do mercado recolhidos pela agência Efe, os juros da dívida no prazo de referência a dez anos subiram para 1,817%, face aos anteriores 1,693%.

A incerteza saída das eleições legislativas espanholas também está a penalizar o mercado bolsista de Madrid, que está a negociar 'no vermelho', em contraciclo com as principais praças europeias.

Pelas 11:20 de Lisboa, o Ibex 35, o principal índice da bolsa espanhola, perdia 1,89% para 9.533,20 pontos, o que ainda assim representa uma melhoria do desempenho em relação ao início da sessão de hoje, já que abriu sessão a perder mais de 2,0%.

Os investidores estão hoje apreensivos em relação a Espanha, país onde se realizaram no domingo as eleições gerais que deram a vitória ao Partido Popular (PP).

Os resultados das eleições deram uma vitória ao PP, que deverá ser indigitado para formar Governo, embora o cenário de estabilidade política esteja a preocupar os investidores.