Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Banif: Orçamento Retificativo de €2,2 mil milhões tem impacto nos próximos défices

  • 333

Pedro Nunes / Lusa

Impacto no défice faz-se sentir neste ano e nos próximos. Ministro das Finanças explicou as contas. E diz que o sistema bancário está a ser avaliado

Vai haver uma alteração do Orçamento de Estado para 2015, confirmou Mário Centeno esta segunda-feira após o conselho de ministros extraordinário. O ministro das Finanças adiantou aos jornalistas que a resolução para o Banif implica um Orçamento Retificativo de 2,225 mil milhões de euros. E explicou como será aplicado: haverá uma ajuda direta de 1,766 mil milhões de euros do Tesouro e um empréstimo de 489 milhões de euros ao Fundo de Resolução.

"O dinheiro vem do Orçamento de Estado. Vai refletir-se no défice de 2015. E vai também refletir-se em défices futuros", admitiu Mario Centeno. E explicou que o Orçamento Retificativo "terá um impacto orçamental no próximo ano na ordem de um ponto percentual" do PIB e a ajuda deverá afectar os défices dos próximos anos. Porém, admitiu que é preciso esperar para perceber melhor todos os impactos.

O ministro explicou ainda que o aumento da despesa por causa da intervenção no Banif não deverá impedir a saída de Portugal do procedimento de défice excessivo.

Mário Centeno adiantou que "o sistema bancário está a ser avaliado" e que "o Governo está na disposição de encontrar uma solução global para todo o sistema financeiro". "(O sistema financeiro) é uma preocupação. Há seguramente trabalho a fazer". Foi esta a resposta dada pelo ministro quando foi questionado sobre a possibilidade de haver mais bancos em Portugal a necessitar de uma intervenção.