Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Banif vende banco em Malta por €18,4 milhões

  • 333

Candidatos à compra do Banif pressionaram Governo e gestão para retirar do banco a carteira de crédito imobiliário considerada de ‘má qualidade’

Nuno Fox

A poucas horas de se saber se havia ou não comprador para o Banif, o banco criado por Horácio Roque vendeu a participação que detinha na operação em Malta

O Banif anunciou esta sexta-feira à tarde a venda dos 78,46% que detinha no Banif Bank, em Malta. O negócio rendeu um encaixe de 18,4 milhões de euros, o que corresponde ao seu valor contabilístico.

O Banif refere em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que a venda está dependente das autorizações da Autoridade de Serviços Financeiros de Malta, do Banco Central Europeu, da Direçãio Geral de Concorrência de Malta e da Comissão Europeia.

"A transação está alinhada com o plano estratégico e é expectável que tenha um impacto positivo estimado no rácio consolidado do Banif em 24 pontos base e 25 pontos base em base phased-in e fully implemented, respetivamente", refere o banco no comunicado.