Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Três em cada quatro empresas portuguesas tencionam contratar em 2016

  • 333

Aumentos salariais previstos rondam os 1,3%, ligeiramente inferiores aos de 2015

Um estudo sobre mercado de trabalho da consultora Korn Ferry e da sua integrada Hay Group conclui que em Portugal 76% das empresas vão contratar novos colaboradores em 2016. Segundo as empresas que participaram no trabalho, as principais áreas de contratação são as de produção, vendas e engenharia.

Nas empresas consultadas, os aumentos salariais previstos rondam os 1,3%, ligeiramente inferiores aos de 2015 (1,5%). O relatório do Hay Group regista que em 2015 mais de três quartos (78%) das empresas participantes no estudo efetuaram ajustes salariais. Para 2016, a percentagem baixa para 73%.

Segundo o Hay Group, os pacotes retributivos continuam a privilegiar uma componente variável: 94% das empresas analisadas atribuem retribuição variável aos seus colaboradores.

A nível global, o Estudo Workforce+Pay 2016 aponta para um aumento dos salários de 2,5%, o maior aumento desde há três anos. Apesar do ambiente de retração económica, os trabalhadores na Ásia terão o maior aumento salarial no mundo, com a China em destaque.·