Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Consumo de combustíveis acelerou em novembro

  • 333

A procura de gasóleo em Portugal cresceu 3,3% no mês passado, enquanto o mercado da gasolina avançou 2,6%, revela a Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O consumo de combustíveis rodoviários em Portugal acelerou em novembro, crescendo 3,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com os mais recentes dados da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis (ENMC).

Esta aceleração foi mais notória no gasóleo, com um acréscimo de procura de 3,3%. Na gasolina o crescimento em novembro foi de 2,6%.

Considerando em conjunto a procura de gasolina e gasóleo, o consumo acumulado de combustíveis de janeiro até novembro foi 2,8% superior ao verificado no período homólogo de 2014, informou ainda a ENMC.

Para este crescimento em 2015 contribuiu sobretudo o mercado dos veículos a gasóleo, que apresentou nos primeiros onze meses do ano uma subida de 3,3%. Já o consumo de gasolina desde o início do ano teve um crescimento, face a 2014, de 0,7%.

Os dados facultados pela ENMC mostram ainda que ao nível da margem bruta das gasolineiras o gasóleo não gerou nenhuma variação nos ganhos desde o início do ano. Já na gasolina a margem bruta entre janeiro e novembro aumentou 2,5 cêntimos por litro (uma subida de 16% em termos relativos).

Em comparação com os preços no resto da União Europeia o gasóleo era vendido em Portugal no final de novembro com um preço 2,7% inferior à média europeia. A gasolina, pelo contrário, era comercializada em Portugal a um valor 2,5% acima da média da União Europeia.