Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Banif suspenso na Bolsa

  • 333

Tiago Miranda

Negociação das ações do banco está suspensa a aguardar prestação de informação ao mercado

A negociação das ações do Banif está suspensa na Bolsa de Lisboa, por determinação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a aguardar a divulgação de informação ao mercado.

Está em curso um processo de venda dos 60,5% que o Estado tem no banco liderado por Jorge Tomé, sendo que esta sexta-feira é o último dia para apresentação de propostas.

"O conselho de administração informa que deliberou hoje suspender a negociação em mercado regulamentado dos valores mobiliários emitidos pelo Banif – Banco Internacional do Funchal até à prestação de informação relevante relativa ao processo de venda voluntária do mesmo", refere um comunicado da CMVM.

Antes de serem suspensas, as ações do banco seguiam a valorizar 43% para 0,002 euros. Nas últimas três sessões, o banco acumula uma valorização de 75% em Bolsa. A sua capitalização bolsista situa-se agora em 91 milhões de euros.

O Banif tem estado num processo de venda. Esta quarta-feira, no Parlamento, o primeiro-ministro, António Costa, não afastou a possibilidade de haver perdas para os contribuintes.

O Santander está a analisar o dossiê de venda dos 60,5% que o Estado detém no Banif e tomará uma decisão esta sexta-feira, refere a Reuters citando uma fonte conhecedora do processo.

O espanhol Banco Popular também está a analisar este dossiê, adianta a agência.