Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Wall Street abre em terreno positivo em dia de decisão da Fed

  • 333

As bolsas de Nova Iorque abriram a sessão registando ganhos em dia de decisão da Reserva Federal norte-americana. Europa continua em terreno positivo com Londres e Frankfurt a liderarem subidas acima de 1% nas principais praças financeiras. Preço do Brent a cair 1,5%

Jorge Nascimento Rodrigues

Wall Street abriu em terreno positivo esta quarta-feira, depois de uma terça-feira em que o índice MSCI para os Estados Unidos perdeu mais de 1%. O índice Dow Jones 30 iniciou a sessão a subir 0,68% e o índice S&P 500 ganhava 0,8% na abertura. O índice geral do Nasdaq, a bolsa das tecnológicas, abriu a ganhar 0,82%.

Os mercados financeiros aguardam daqui a menos de cinco horas a comunicação da decisão da Reserva Federal norte-americana (Fed), cujo comité de política monetária está em reunião desde ontem. As declarações da sua presidente, Janet Yellen, em conferência de imprensa posterior, serão, também, importantes para fazer luz sobre a orientação futura do mais importante banco central do mundo, que decidiu encerrar o ciclo de estímulos monetários iniciado há precisamente sete anos face ao auge da grande crise financeira.

As bolsas na Europa continuam com uma trajetória de ganhos na maioria das bolsas. O índice Eurostox 50 (das cinquenta principais cotadas da zona euro) avançava 1,72% pelas 14h30 (hora de Portugal), na abertura da sessão norte-americana. Os índices FTSE 100 da Bolsa de Londres e DAX da Bolsa de Frankfurt lideram as subidas nas principais praças financeiras europeias, registando ganhos acima de 1%. O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, ganhava 1,72%. Mas bolsas importantes como Amesterdão, Madrid e Milão continuam com flutuações acima e abaixo da linha de água.

A trajetória de alta nos EUA e na Europa segue-se ao fecho com ganhos na sessão asiática, destacando-se Tóquio, Sidney e Hong Kong que registaram subidas acima de 2%.

O preço do barril de petróleo de Brent tem variado na sessão de hoje entre 37,61 e 38,74 dólares. No início da sessão norte-americana, o preço estava a descer 1,5% em relação ao fecho do dia anterior, situando-se em 37,81 dólares. O índice de preços das principais matérias primas, fornecido pela Bloomberg, caía 0,11%, na abertura de Nova Iorque.

  • A Ásia fechou a sessão desta quarta-feira com ganhos acima de 2% em Tóquio, Hong Kong e Sidney e a Europa abriu também em terreno positivo, ainda que a tendência não esteja definida. No dia anterior, o índice mundial das bolsas registou uma subida de 0,9%. Hoje é Dia D no banco central norte-americano