Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sindicatos da banca e clientes do Banif juntam-se à ação crime contra TVI

  • 333

Tiago Miranda

O Banif publicou esta quarta-feira ao final da tarde um comunicado onde afirma que os sindicatos do sector da banca e alguns clientes vão juntar-se à queixa-crime contra a estação de televisão TVI por esta ter dito no domingo que estava tudo preparado para o banco fechar

"As estruturas sindicais do sector bancário e "um vasto conjunto de clientes vão juntar­-se ao Banif na ação-crime contra a TVI", diz o Banif em comunicado.

Recorde-se que a TVI no domingo à noite avançava que o Banco liderado por Jorge Tomé ia fechar. A TVI pediu desculpas publicamente, depois de Jorge Tomé ter desmentido "categoricamente a informação avançada".

Em causa está "o comportamento altamente irresponsável da TVI o qual provocou danos irreparáveis à instituição e ao interesse público", lê-se no comunicado.

Na terça-feira o conselho de administração do Banif garantiu “que tudo fará para fazer valer na justiça os danos irreparáveis causados” ao banco, no seguimento das notícias divulgadas pela TVI durante a noite de domingo.

A instituição financeira acusa a estação de televisão de ter publicado informações de “forma irresponsável e deontologicamente reprovável sem qualquer preocupação pelo apuramento da verdade”. E acrescentou ainda que a publicação de “afirmações erradas” provocaram “graves consequências para a atividade do banco”.

A direção de informação da TVI apresentou um esclarecimento pedindo “desculpas aos seus espectadores, mas também aos acionistas, trabalhadores e clientes do Banif” . No comunicado, a estação admite não ter sido “totalmente precisa e esclarecedora” nas informações divulgadas.