Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Europa em terreno positivo. Lisboa no vermelho. Preço do Brent em baixa

  • 333

Bolsas europeias abriram com ganhos, mas o índice PSI 20, da bolsa lisboeta, está a registar perdas. Preço do barril de Brent reiniciou descida abaixo de 38 dólares

Jorge Nascimento Rodrigues

As bolsas europeias abriram esta segunda-feira com ganhos, depois de uma semana negra em que perderam mais de 3%. Lisboa é exceção, com o índice PSI 20 no vermelho, onde o Banif perdia mais de 40% pelas 8h30 (hora de Portugal). No entanto, a trajetória do dia ainda não está definida em Lisboa, com flutuações acima e abaixo da linha de água. Paris liderava os ganhos nas principais praças financeiras europeias. O índice Euronext 50 (das cinquenta principais cotadas na zona euro) ganhava mais de 0,5%. Registavam perdas as bolsas de Viena, Dublin, Varsóvia e Oslo.

O preço do barril de petróleo de Brent abriu a sessão europeia a cair abaixo de 38 dólares depois de ter fechado a sessão asiática em 38,19 dólares, acima do valor de fecho de sexta-feira passada quando atingiu um mínimo de sete anos cotando 37,93. O mínimo registado a 11 de dezembro situou-se em 37,36 dólares. Os analistas apontam para a probabilidade do preço descer esta segunda-feira abaixo desse mínimo desde dezembro de 2008.

No mesmo sentido de queda o índice da Bloomberg para um conjunto de matérias-primas que perdia 0,6% esta segunda-feira, na abertura da sessão europeia.