Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

EPAL leva a municípios do Alentejo sistema para reduzir perdas de água

  • 333

A empresa que abastece água na região de Lisboa irá implementar em 14 municípios alentejanos uma tecnologia que procura otimizar a gestão dos fluxos de água na rede de distribuição

A EPAL, empresa do grupo Águas de Portugal que opera na região de Lisboa, vai estender a 14 municípios alentejanos a utilização do Wone, sistema tecnológico desenvolvido na própria EPAL para reduzir as perdas de água na rede de abastecimento.

O Wone será implementado na Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, uma agregação de municípios em que se incluem, entre outros, Évora, Borba e Estremoz. Será a maior área territorial do país a recorrer à solução tecnológica criada pela EPAL para gerir com mais eficiência os fluxos de água e tentar minimizar as perdas.

O acordo que formaliza a cooperação entre a EPAL e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central é assinado esta terça-feira, 15 de dezembro.

Segundo a EPAL, as perdas nos sistemas de abastecimento de água a nível nacional ascendem a 240 milhões de metros cúbicos por ano, o que equivale a quase 40% da água que entra no sistema. Através de várias medidas, entre as quais a utilização do Wone, a EPAL conseguiu nos últimos anos reduzir o volume de perdas em Lisboa para 8%.