Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Wall Street abre a cair mais de 1%. Brent abaixo de 39 dólares

  • 333

As bolsas de Nova Iorque abriram esta sexta-feira em terreno negativo, seguindo a tajetória da Europa, onde Frankfurt lidera perdas nas principais bolsas. PSI 20 cai perto de 2%. Preço do barril de Brent continua a descer aproximando-se de níveis de dezembro de 2008

Jorge Nascimento Rodrigues

As bolsas de Nova Iorque abriram esta sexta-feira em terreno negativo seguindo a trajetória da Europa. Os índices de Wall Street e do Nasdaq, a bolsa das tecnológicas, iniciaram a sessão norte-americana com perdas superiores a 1%.

O preço do barril de petróleo da variedade de Brent, no início da sessão norte-americana, desceu abaixo de 39 dólares, uma queda superior a 2% em relação ao fecho de quinta-feira. O Brent já está a negociar em 38,9 dólares. Um preço tão baixo já não se registava desde dezembro de 2008.

Na Europa continua a maré vermelha. O Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas da zona euro) recuava 2% à mesma hora de abertura de Wall Street. O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, perdia 1,9%. A liderar as quedas na Europa, a Bolsa de Helsínquia, com o índice OMX25 a cair 2,87%, e a Bolsa de Viena com o índice ATX a recuar 2,3%. À cabeça das quedas nas principais praças financeiras europeias está Frankfurt, com o índice Dax a perder 2,2%. A contracorrente, registando ganhos, estão as pequenas bolsas de Atenas e de Riga.