Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Rendimento por habitante está 22% abaixo da média europeia

  • 333

O PIB por habitante em Portugal situou-se em 2014 em 78% da média da União Europeia, com uma ligeira melhoria face a 2013. Dentro da zona euro, apenas cinco países são mais pobres que Portugal

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal corresponde a um volume de rendimento por habitante que fica 22% abaixo da média europeia, segundo os mais recentes dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2014 o PIB per capita, já considerando a paridade do poder de compra, ascendeu em Portugal a 78,1% da média da União Europeia, acima dos 77,3% registados em 2013, informou o INE.

Este aumento, explica a entidade, resultou do efeito combinado de um crescimento nominal do PIB de 1,9% e de uma redução da população de 0,5%.

No topo da lista dos mais ricos está o Luxemburgo, onde o PIB por habitante no ano passado ascendeu a 266,5% da média dos 28 países da União Europeia. Na vizinha Espanha o rendimento económico por habitante situou-se em 91,4% da média europeia.

No fundo da tabela está a Bulgária, onde o PIB per capita em 2014 se situou em apenas 46,7% da média da UE.

Considerando apenas a zona euro, Portugal fica em 14º lugar, somente à frente da Eslováquia, Estónia, Lituânia, Grécia e Letónia.

O INE sublinha, contudo, que "os resultados publicados devem ser analisados com prudência, particularmente em termos de evolução temporal, uma vez que ao longo do tempo verificam-se alterações de diferente natureza", nomeadamente ao nível da seleção do cabaz comum de bens e serviços em comparação, bem como dos métodos utilizados no exercício de paridade de poder de compra.