Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Fusão de gigantes da química gera Dowdupont

  • 333

A Dow Chemical e Du Pont fundiram-se numa nova companhia avaliada em 130 mil milhões de dólares

As duas megaempresas norte-americanas do setor químico, Dow Chemical e Du Pont, fundiram-se numa operação que vai dar origem a uma nova empresa, a Dowdupont, avaliada em 130 mil milhões de dólares (118 mil milhões de euros).

Após esta fusão o plano é dividir a empresa em três partes: uma dedicada a produtos agrícolas, outra de produtos químicos e outra para produtos especiais como, por exemplo, enzimas.

Cada acionista da Dow Chemical vai receber uma ação da DowDuPont por cada uma das suas antigas, enquanto os acionistas da DuPont vão receber 1,282 títulos da nova empresa em substituição de cada um que detinham anteriormente. Excluindo ações preferenciais, os acionistas de ambas as companhias terão cerca de 50% da DowDuPont.

Há já algum tempo que os acionistas das duas empresas estavam a pressioná-las para uma redução de custos e com esta fusão esperam poupar 4 mil milhões de dólares.

A criação deste novo gigante espera-se faz antecipar uma grande pressão sobre as suas rivais europeias: Basf, BAYER e Syngenta.

Espera-se que a transação renda mais de mil milhões de EBITDA (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) extra.