Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Europa abre com ganhos nas bolsas

  • 333

As bolsas na Europa abriram a sessão de quarta-feira em terreno positivo, com Milão, Londres e Paris a liderar subidas moderadas. O PSI 20 abriu a subir 0,5%. Depois de uma terça-feira com perdas superiores a 1,6%, o mercado bolsista europeu parece ter invertido, por ora, a trajetória e distancia-se do comportamento negativo da Ásia

Jorge Nascimento Rodrigues

Ao contrário da Ásia, que fechou esta quarta-feira no vermelho, as bolsas da Europa abriram com ganhos ainda que moderados. A liderar as subidas entre as principais praças financeiras encontram-se os índices das bolsas de Milão, Londres e Paris. O PSI 20, índice da Bolsa de Lisboa, iniciou a sessão a ganhar 0,5%. O índice Eurostoxx 50 - das cinquenta principais cotadas da zona euro - abriu a subir 0,2%. Madrid não mostra ainda uma tendência definida. Com poucos minutos de sessão europeia, ainda é muito cedo para definir uma tendência. Os futuros em Wall Street estão também em terreno positivo.

A Europa parece, nos primeiros minutos da sessão de quarta-feira, inverter a trajetória do dia anterior em que o índice MSCI para a região registou uma quebra de 1,63%. Conjuntamente com as quedas de 1,17% na Ásia e de 0,61% nos Estados Unidos, terça-feira ficou marcada por uma quebra bolsista mundial de 1%. Uma quebra com tal dimensão já não se verificava desde 13 de novembro.

O preço do barril de Brent, na abertura da sessão europeia desta quarta-feira, situava-se em 40,62 dólares, quase 1% acima do valor de fecho do dia anterior. Terça-feira ficou marcada durante a sessão europeia por uma descida do preço do Brent abaixo de 40 dólares, um nível que já não se registava desde 18 de fevereiro de 2009.