Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Preço do petróleo em mínimos de sete anos

  • 333

O preço do barril do petróleo hoje negociou abaixo dos 40 dólares. Desde meados de 2014 os preço do barril já perdeu mais de 60% do seu valor

O preço do barril de petróleo continua em queda e hoje foi abaixo da barreira dos 40 dólares (cerca de 36,78 euros à taxa de câmbio atual), o que acontece pela primeira vez em sete anos.

O preço do petróleo tem vindo a agudizar a sua tendência de queda depois de, na sexta-feira passada, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter decidido não reduzir a produção, que se mantém assim em cerca de 30 milhões de barris diários.

Alguns membros da organização defendiam uma redução da produção para apoiar os preços, que têm permanecido muito baixos, mas a Arábia Saudita tem vindo a opor-se a essa pretensão.

No mercado de Londres, hoje pelas 14:00 (hora de Lisboa), um barril de Brent para entrega em janeiro tinha descido para os 39,81 dólares, um mínimo desde 20 de fevereiro de 2009.

Já no mercado de Nova Iorque o barril de 'light sweet crude' também para entrega em janeiro caiu e estava, pela mesma hora, em 36,64 dólares, o nível mais baixo desde 19 de fevereiro, 2009.

Os preços do petróleo já perderam mais de 60% de seu valor desde meados de 2014.