Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas europeias abrem em queda

  • 333

O índice Eurostoxx 50 abriu esta terça-feira a cair 0,1% e o PSI 20, da Bolsa de Lisboa, segue a tendência europeia de queda. Entre as principais bolsas, as maiores quedas registam-se em Madrid e Milão

Jorge Nascimento Rodrigues

Depois de um fecho no vermelho na Ásia Pacífico, com a bolsa de Xangai a liderar as quedas esta terça-feira, a sessão europeia abre, também, a registar perdas.

O índice Eurostoxx 50 - das cinquenta principais cotadas na zona euro - abriu a perder 0,1%. As maiores quedas estão a registar-se, nesta abertura na Europa, nas bolsas de Madrid e Milão. O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, abriu a cair 0,1% em linha com a tendência europeia.

Os futuros em Wall Street estão em terreno negativo.

O preço do barril de Brent abriu a sessão europeia a subir para mais de 41 dólares, depois de ter fechado na segunda-feira em 40,66 dólares, o nível mais baixo desde fevereiro de 2009. O crash do preço do Brent, com uma queda de mais de 5% na segunda-feira, refletiu plenamente a decisão da cimeira do cartel da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em Viena, na sexta-feira passada, em não cortar o teto oficial de produção diária e em sancionar, de facto, o atual nível de produção superior a 31,5 milhões de barris por dia.