Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sonae Industria cria nova empresa em parceria com a chilena Arauco

  • 333

A nova empresa vai trabalhar mercados da Europa e África do Sul

A Sonae Indústria e a chilena Arauco fizeram uma joint-venture para os mercados da Europa e da África do Sul e criaram a nova Sonae Arauco, em que a empresa portuguesa entra com os ativos e os sul-americanos fazem uma entrada de capital de 137,5 milhões de euros.

Em comunicado, a Sonae Indústria, liderada por Rui Correia, apresenta a nova empresa como "uma parceria estratégica" que contribuirá para a "criação de valor" e para "uma redução substancial do endividamento líquido do grupo Sonae Indústria, permitindo à empresa estar mais focada na geração de valor para clientes e acionistas".

A parceria com a empresa chilena, de base florestal, com mais de 13 mil colaboradores e um volume de negócios consolidado de 5,3 mil milhões de dólares, não contempla as atividades da Sonae Indústria na América do Norte e o segmento de laminados e componentes.

A operação, que ainda aguarda a luz verde das autoridades da concorrência competentes e deverá estar concluída no primeiro semestre de 2016, acontece num momento em que a Sonae Indústria concluiu a reestruturação do seu parque industrial, tendo fechado os primeiros 9 meses do ano com um lucro operacional de 26 milhões de euros, mais 52% que em período homólogo, um volume de negócios de 778 millhões (mais 0,5%) e um EBITDA recorrente de 81 milhões (mais 11%).

Os resultados líquidos das operações continuadas foram ainda negativos, no valor de 9 milhões de euros, mas melhoraram 63% face aos 25 milhões de período homólogo de 2014, e a dívida líquida da empresa contraiu 106 milhões de euros.

Com 17 fábricas em cinco países da Europa, África e América do Norte, a Sonae Indústria fechou 2014 com 3.596 colaboradores e um volume de negócios de 1,01 mil milhões de euros.