Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Consumo de energia elétrica continua em queda

  • 333

O mês de novembro foi "muito desfavorável" para a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, segundo a REN - Redes Energéticas Nacionais. Desde setembro que o consumo tem vindo a cair

O consumo de energia elétrica caiu 1,4% em novembro, em comparação com o mesmo período de 2014, dando sequência a uma tendência que se vem acentuando há três meses.

De acordo com a REN – Redes Energética Nacionais, “as condições verificadas este em novembro foram muito desfavoráveis, tanto para a produção hídrica como para a eólica”. No caso das eólicas trata-se mesmo do registo (de produção) mais baixo de sempre ocorrido no sistema nacional para o mês de novembro.

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis abasteceu 43% do consumo, em novembro, um valor que a REN considera “relativamente baixo” para esta altura do ano. Quanto à produção não renovável, sobretudo assegurada pelas centrais a gás e a carvão, os dados oficiais apontam para que tenha representado 52% do total. As restantes necessidades foram asseguradas com recurso à importação.

No período de janeiro a novembro desde ano a produção renovável abasteceu 47% do consumo. Deste valor, 18% foi assegurado pelas barragens, 23% pelas eólicas, 5% pelas centrais de biomassa e 1.6% pelas centrais fotovoltaicas.

Quanto à produção não renovável, a REN garante que abasteceu 49% do consumo, com as centrais a carvão a assegurar 28% do consumo e as centrais a gás natural com 20%. O restante foi suprido com energia importada.

  • “Fiquei sem bateria no telemóvel, empresta-me a tua orquídea” e outras 19 ideias verdes

    Esta é uma declaração de carinho ao ambiente, esse substantivo que é a substância da maravilha que é o nosso planeta. E é uma declaração de carinho mas também de atenção ao ambiente, esse substantivo tantas vezes negligenciado das prioridades do mundo inteiro. Ao longo do último mês, o Expresso e a EDP promoveram o mês desse substantivo substancial: foram e são dias seguidos a falar de ambiente para lançar a cimeira do clima que decorre em Paris. E foi um mês em que desenvolvemos ideias verdes e bonitas, como a da orquídea ali do título. Isto é sobre ambiente, mas é sobretudo sobre viver diferente. E melhor