Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Nervosismo na China. Haitong sob investigação

  • 333

A calma na China está de novo a ser abalada. Investigações do regulador da Bolsa e indicadores económicos levaram a uma forte queda das ações. A Haitong, dona do Banco Espírito Santo Investimento, foi a terceira corretora a anunciar que está sob investigação do regulador e as suas ações foram suspensas

As ações chinesas voltam a estar sob forte pressão de venda perante o anúncio de investigações a corretoras, indicadores económicos fracos e problemas com dívidas de empresas.

As ações chinesas sofreram a maior queda desde o tombo registado em agosto. O principal índice da Bolsa de Xangai caiu 5,5%.

A Haitong Securities foi a terceira corretora a anunciar, nos últimos dois dias, que está a ser investigada pelo regulador de Bolsa da China por elegada violação de regas. A negociação das ações do grupo foi suspensa em Bolsa.

A Citic Securities e a Guosen Securities cairam até ao limite diário em Xangai depois de anunciarem que estão sob investigação por elagada violação de regras. A Haitong, cujas ações foram suspensas em Bolsa, juntou-se à lista das corretoras a ser investigadas.

Entretanto, aumenta o abrandamento na produção industrial chinesa, com os lucros na indústria a cair 4,6% em outubro. E mais duas empresas admitiram que estão com problemas a cumprir o pagamento de dívida emitida, diz a Bloomberg.

Haintong investigada

Num comunicado à Bolsa de Hong Kong, a Haitong, dona do Banco Espírito Santo Investimento, anuncia que recebeu uma informação do regulador chinês de que o grupo está a ser investigada e refere que "vai cooperar" com o regulador. "A empresa está a operar normalmente", adianta a Haitong.

A pedido da empresa, a negociação das suas ações e instrumentos de dívida foi suspensa a aguardar a divulgação do anúncio.

As ações da Haitong perderam 3,8% em Hong Kong e as ações da Haitong International Securities Group em Xangai recuaram 7,6%, a maior queda em três meses.

O regulador do mercado chinês e a polícia lançaram investigações na sequência da forte queda do mercado acionista em junho. Além da Haitong, estão a ser investigadas a Guosen Securities Co e a Citic Securities.

Executivos da Citic chegaram a ser detidos. Uma outra empresa, a Guotai Junan International Holdings, anunciou na segunda-feira que perdeu o contacto com o seu presidente e presidente-executivo Yim Fung.