Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Confiança dos consumidores em Portugal cai em novembro

  • 333

O nível de confiança das famílias portuguesas sobre a situação económica do país baixou para o valor mais baixo dos últimos nove meses, segundo o INE

O indicador de confiança dos consumidores em Portugal diminuiu "expressivamente" este mês, segundo o mais recente inquérito de conjuntura divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A confiança dos consumidores atingiu em novembro 13,7 pontos negativos, depois de em setembro e outubro ter estabilizado nos 11,2 pontos negativos. A deterioração deste indicador em novembro coloca-o ao nível verificado em fevereiro deste ano.

Segundo o INE, "a redução do indicador de confiança dos consumidores em novembro refletiu o contributo negativo de todas as componentes, sobretudo as expectativas relativas à evolução da situação económica do país".

Já na indústria transformadora o INE dá conta de uma diminuição ligeira do indicador de confiança, enquanto no sector da construção o inquérito do INE aponta para uma diminuição expressiva das expectativas das empresas.