Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Donos da PT são campeões do mau pagamento em França

  • 333

SFR e a Numéricable, empresas controlada pela Altice, estão entre os cinco piores pagadores a fornecedores em França

Não é apenas em Portugal que há fornecedores das empresas controladas pela Altice a queixarem-se de atrasos nos pagamentos - em França está a acontecer o mesmo. Uma lista feita a pedido do ministro da economia francês coloca duas empresas detidas pela Altice no top cinco dos piores pagadores: a SFR e a Numéricable. As outras três más pagadoras, revela a imprensa francesa, são a Airbus Helicopters, o grupo alimentar Paul Prédault e Comasud.

A SFR e Numéricable, duas empresas do sector das comunicações, já tiveram de pagar uma coima aplicada pela autoridade da concorrência de 375 mil euros cada uma, por "atrasos significativos e repetitivos no pagamento de faturas aos fornecedores", diz o jornal “Le Figaro. Ao “Les Echos”, fonte da Altice diz que o atraso nos pagamentos é uma questão do passado e que a situação está regularizada desde o terceiro trimestre.

A Altice tomou conta da gestão da PT Portugal em junho de 2015 e nos meses seguintes houve atraso no pagamento a fornecedores, deixando alguns deles, nomeadamente os mais pequenos, numa difícil situação de tesouraria. A PT Portugal atribuiu na altura o atraso ao facto de haver novos donos e à transição da gestão da empresa. A par do atraso no pagamento, a Altice propôs de forma unilateral aos fornecedores uma redução do valor dos novos contratos de 30% a 50%.

Em França, o governo interveio como mediador quando começou a haver queixa dos fornecedores relativamente ao atraso dos pagamentos. Naquele país, os atrasos não podem ser superiores a 60 dias.