Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Juros da dívida portuguesa descem significativamente

  • 333

Os juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos caíram 12 pontos base no mercado secundário da dívida para 2,67%. Uma descida que se está a destacar na zona euro

Jorge Nascimento Rodrigues

As yields das Obrigações do Tesouro português a 10 anos desceram para 2,67% na abertura desta segunda-feira no mercado secundário da dívida soberana na zona euro.

A descida de 12 pontos base em relação ao fecho de sexta-feira destaca-se na zona euro, onde as yields das obrigações espanholas e italianas caíram apenas 1 ponto base em relação ao fecho da semana passada naquele prazo de referência. Recorde-se que, na sexta-feira, já depois do fecho dos mercados financeiros na Europa, a agência de notação canadiana DBRS comunicou não ter mexido no rating da dívida de longo prazo portuguesa mantendo-a em terreno de “investimento” (não especulativo) e conservando a perspetiva “estável”.

No caso das obrigações irlandesas, as yields abriram sem alteração, e quanto às obrigações gregas subiram 14 pontos base para 7,39%, face à continuação das negociações entre Atenas e os credores oficiais sobre os pontos pendentes na primeira ronda do primeiro exame ao terceiro resgate. As negociações deveriam ter sido concluídas no fim de semana, mas arrastaram-se até hoje de madrugada, prosseguindo à tarde. A reunião do Grupo de Trabalho do Eurogrupo foi adiada para terça-feira.