Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sol produziu mais energia que o vento pela primeira vez

  • 333

Nunca se tinha verificado semelhante situação em Portugal. Por volta do meio-dia desta quarta-feira, os painéis solares estavam a produzir quase 300 vezes mais eletricidade do que as eólicas

Esta quarta-feira, 11 de novembro, foi o dia com menos vento do ano e pela primeira vez no sistema elétrico nacional a produção diária fotovoltaica ultrapassou a eólica, de acordo com a REN – Redes Energéticas Nacionais.

Por volta das 12 horas, os painéis solares fotovoltaicos existentes em Portugal estavam a gerar 300 Mega Watt, contra quase zero por parte das eólicas. No conjunto do dia, foram injetados na rede 2,1 Giga Watt hora produzidos a partir da luz solar, e apenas 1,7 GWh vindos de todos os parques eólicos instalados em território nacional.

Recorde-se que a potência fotovoltaica instalada ronda os 430 MW, enquanto a potência eólica ascende a 4959 MW.

Em média. os parques fotovoltaicos a funcionar em pleno abastecem atualmente 1,6% do consumo nacional. No seu todo, de janeiro a outubro deste ano, as renováveis garantiram 47% do consumo de energia elétrica mas, no ano passado, esse valor ascendia a 62% para o mesmo período.