Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sonae Indústria. Lucros operacionais aumentam 52%

  • 333

Volume de negócios da empresa cresce 0,5% , para os 778 milhões de euros

A Sonae Indústria fechou o terceiro trimestre com vendas consolidadas de 778 milhões de euros, mais quatro milhões de euros ou 0,5% que em período homólogo, anunciou hoje a empresa, que concluiu, em julho, a reestruturação do seu parque industrial. Os lucros operacionais aumentaram 52%, para 26 milhões de euros.

Os resultados líquidos continuaram no vermelho, com um valor negativo de nove milhões de euros referente às operações continuadas. A empresa, que alienou várias unidades industriais ao longo do ano, tinha fechado os primeiros nove meses de 2014 com um prejuízo de 25 milhões de euros.

"Com a conclusão da reestruturação do nosso parque industrial no início de julho, podemos, agora, concentrar as nossas competências e capacidades distintivas na implementação e desenvolvimento das restantes iniciativas estratégicas", refere o presidente da empresa, Rui Correia, em comunicado enviado à CMVM.

"A nível operacional, a performance das nossas unidades experimentou mais um trimestre de melhoria. O terceiro trimestre de 2015 foi já o sexto trimestre consecutivo de crescimento em termos de EBITDA recorrente, tendo atingido 81 milhões de euros no final dos nove meses de 2015", acrescenta o gestor.

Para este resultado, contribuiu o desempenho da operação da Sonae Indústria na América do Norte, refere a empresa, salientando que no período em análise continuou a otimizar a sua estrutura de custos fixos e a adaptar as estruturas de apoio à atividade industrial, conseguindo registar uma redução nos custos fixos totais próxima dos 4 milhões de euros.

O EBITDA recorrente atingiu 81 milhões de euros, mais 11% que nos primeiros nove meses d e 2014.

A dívida líquida passou de 689 milhões de euros no final de setembro de 2014 para 583 milhões de euros em setembro deste ano.