Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCE pode estar a estudar compra de dívida de municipios e regiões

  • 333

No quadro de uma reavaliação da política monetária a 3 de dezembro, está a ser estudada uma opção para a inclusão deste tipo de títulos de dívida numa ampliação do atual programa de compras, soube a Reuters

O Banco Central Europeu (BCE) está a examinar se comprará títulos municipais de cidades ou títulos de estados regionais de países membros da zona euro, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters. O BCE declinou comentar o assunto, refere a agência.

O estudo desta opção, entre várias, enquadra-se na reavaliação que a equipa de Mario Draghi pretende realizar na próxima reunião a 3 de dezembro, no sentido de uma eventual ampliação do tipo de títulos que poderá adquirir no quadro do atual programa de compra de ativos. Segundo o despacho da Reuters, uma tal opção pode ser mais facilmente aceitável pelo Bundesbank, o banco central alemão.

A Reuters refere que, de acordo com dados da Thomson Reuters IFR, estão em circulação títulos emitidos por cidades e regiões da zona euro num total de 500 mil milhões de dólares (cerca de 465 mil milhões de euros).