Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Luz Saúde aumenta lucro em quase 13%

  • 333

A empresa liderada por Isabel Vaz faturou 314 milhões de euros até setembro, retirando daí um resultado líquido positivo de 16 milhões de euros

A Luz Saúde, empresa que explora o Hospital da Luz, em Lisboa, lucrou 16 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, mais 12,8% do que no mesmo período do ano passado, informou a companhia em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para o crescimento do resultado líquido contribuiu a melhoria do desempenho operacional, com os proveitos da Luz Saúde a subir 5,5% em termos homólogos, para 314,3 milhões de euros. Os custos operacionais da empresa subiram igualmente 5,5%, para 268,1 milhões de euros.

Deste modo, a empresa presidida por Isabel Vaz apresentou nos primeiros nove meses do ano um EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 46,3 milhões de euros, valor que ficou 5,7% acima do alcançado até setembro do ano passado.

Nos primeiros nove meses do ano a Luz Saúde realizou investimentos de 8,8 milhões de euros, dos quais 4,1 milhões foram dedicados à expansão da sua capacidade, nomeadamente no Hospital da Luz e na Clínica de Oeiras.

A empresa reportou ainda uma diminuição da sua dívida líquida em quase 25 milhões de euros, para 181 milhões de euros, um valor que se situa 12% abaixo do verificado no final de 2014.