Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa portuguesa continua a liderar quedas na Europa

  • 333

Bolsa lisboeta seguia a desvalorizar 2% às 10h00, liderando as perdas que se registam na generalidade das praças europeias

A bolsa portuguesa mantinha às 10h00 de hoje a tendência de queda que já tinha levado a praça lisboeta a fechar ontem com o terceiro pior desempenho do ano: o índice PSI20 seguia há pouco a desvalorizar 2%, liderando as perdas que se registavam, à mesma hora, na generalidade das bolsas europeias.

Às 10h00, as perdas na Bolsa de Lisboa eram lideradas pelo BANIF, que caía 8%, pelo BCP (5%) e pela Mota Engil (4,1%)

Steven Santos, gestor do Banco de Investimento Global (BIG), recordava esta manhã, após o início das negociações na Bolsa de Lisboa, que "o PSI 20 já perdeu praticamente todos os ganhos que registou na reacção às eleições do dia 5 de Outubro, tendo quebrado em baixa o suporte de médio prazo nos 5200 pontos". "No pólo negativo, destacam-se os bancos e as utilities, devido à sua forte exposição doméstico e à elevada dependência do risco país para os seus custos de financiamento", referia a nota do BIG.

Em contraponto, as Obrigações do Tesouro estavam a recuperar esta manhã. "Depois de ontem terem tido um desempenho fraco devido à renovada incerteza política, as obrigações portuguesas estão hoje a ressaltar. Para já, a recuperação das Obrigações do Tesouro, com o spread Portugal/Alemanha a estreitar 5 pontos base, parece ser uma correcção técnica, com a indefinição a manter-se inalterada no plano político. Independentemente da solução política que venha a ser adoptada, o pior cenário para os investidores é, frequentemente, a incerteza", notava o BIG.