Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa chega a tocar terreno positivo, bancos recuperam

  • 333

O índice PSI-20 esteve por momentos em terreno positivo num dia volátil por toda a Europa. Os bancos BCP e BPI seguem a subir depois de terem sofrido fortes quedas na segunda-feira

A Bolsa portuguesa segue a recuperar e já tocou terreno positivo hoje ajudada pelos ganhos dos títulos do setor da banca.

O PSI-20 cai 0,04% (15H06) numa sessão volátil por toda a Europa. O índice europeu FTSEurofirst 300 já segue positivo, a ganhar 0,13%. Ontem, o PSI-20 caiu 4,05% e hoje de manhã voltou a sofrer uma queda acentuada perante a indefinição política. Mas já chegou a estar a ganhar hoje 0,17%, antes de regressar a terreno negativo.

O Millennium bcp sobe 0,84% para 0,0481 euros e o BPI avança 2,35% para 1,046 euros. A pressionar o índice, seguem pesos-pesados como a EDP e a retalhista Jerónimo Martins, embora com descidas ligeiras.

"Há aqui alguma cobertura de posições curtas (investidores que apostaram na descida de ações e que agora compram os títulos para fechar posições). É natural esta recuperação depois das quedas mais acentuadas de ontem e de hoje de manhã, afirma Steven Santos, gestor do BiG.

"Mas a o contexto no exterior e a incerteza política deverão manter-se como factores de pressão que vão condicionar a Bolsa", refere o mesmo analista.

O Partido Socialista assinou com os partidos de esquerda um acordo para viabilizar um governo alternativo ao de centro-direita, que está em funções, e que deverá ser derrubado no Parlamento pela maioria de esquerda.

No resto da Europa, a tendência é indefinida num dia marcado por descidas em Wall Street.O índice S&P 500 desliza 0,05%

Os investidores preparam-se para uma subida das taxas de juro nos Estados Unidos em dezembro ao mesmo tempo que persistem receios sobre a saúde da economia chinesa.

A Apple conduz hoje o setor tecnológico para terreno negativo. Segundo o Credit Suisse a fabricante do iPhone cortou as encomendas de componentes em 10%.