Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Estivadores convocam greve de 10 dias para Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz

  • 333

Ana Baião

Sindicato dos Estivadores convocou uma greve de 10 dias, com início no dia 14. Em causa está o fim do contrato coletivo de trabalho, “motivado pelas negociatas que estão a ser feitas no porto de Lisboa”

O Sindicato dos Estivadores convocou uma paralisação com a duração de dez dias, abrangendo os portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz. Em causa, justifica o sindicato, está o fim do contrato de trabalho. A greve vigora entre o dia 14 de novembro, a partir das 8h, até ao dia 24.

Em comunicado, o Sindicato dos Estivadores revela que "em causa está o fim do contrato coletivo de trabalho, motivado pelas negociatas que estão a ser feitas no porto de Lisboa, cuja venda foi, em devido tempo, denunciada".

Na paralisação, refere ainda, incluem-se "todas e quaisquer operações incidentes sobre a carga e/ou descarga ou sobre a mera movimentação de bens ou mercadorias, em navio ou fora dele, a realizar na zona portuária da área de jurisdição do porto, seja qual for a entidade responsável pelas operações e seja qual for a condição contratual dos respetivos trabalhadores".

Para a semana (dia 10), o sindicato convocou uma manifestação junto à Assembleia da República.

A nova lei do trabalho portuário aprovada pelo anterior Governo desencadeou um conjunto de greves que afetaram essencialmente o porto de Lisboa.