Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sonae Sierra fecha setembro com lucros de 94,8 milhões de euros

  • 333

Fernando Guedes Oliveira, presidente da Sonae Sierra, fala de "acentuada melhoria nos resultados"

A Sonae Sierra fechou os primeiros nove meses do ano com lucros de 94,8 milhões de euros, o que representa um crescimento de 59% face ao mesmo período do ano passado, anunciou hoje a empresa.

Num comentário ao desempenho da Sonae Sierra entre janeiro e setembro, o presidente da empresa, Fernando Guedes de Oliveira, destaca “uma acentuada melhoria nos resultados operacionais e a consolidação da performance financeira” da empresa.

“A Sonae Sierra comprova, assim, a sua capacidade de aproveitar a recuperação do mercado europeu e está apta a explorar oportunidades de crescimento do negócio”, acrescenta o gestor, apontando como exemplo o projeto em curso na Colômbia, país onde a empresa anunciou a compra de um terreno para a construção de um centro comercial com abertura prevista para 2017, num investimento de 47 milhões de euros.

Na “valorização do seu portfólio em operação” a empresa investiu ou planeia investir 69 milhões de euros em centros comerciais em Portugal entre 2015 e 2016.

Relativamente às vendas dos lojistas, a Sonae Sierra registou um crescimento de 2,6% no seu portfólio de centros comerciais na Europa, com destaque para as taxas de 6% em Itália, 3,9% em Espanha e 2,8% em Portugal. No Brasil, as vendas dos lojistas cresceram 5,1% numa base comparável.

O resultado direto foi de 42,3 milhões de euros, mais 18% que no mesmo período de 2014, refletindo a melhoria dos resultados operacionais, o aumento da prestação de serviços e o progresso dos resultados financeiros, refere a empresa em comunicado.

O resultado indireto cresceu 121%, para os 52,5 milhões, devido, “essencialmente, à compressão das yields na Europa, nomeadamente em Portugal, registadas no primeiro semestre de 2015”.