Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Depois de um início da semana a subir, juros da dívida estão em queda

  • 333

Os juros das obrigações a 10 anos abriram a descer na zona euro esta terça-feira, com exceção da Grécia, depois de, no dia anterior, terem registado subidas, nomeadamente no custo da dívida dos periféricos. Juros das Obrigações do Tesouro português subiram no início da semana para 2,62% e já desceram esta terça-feira para 2,58%

Jorge Nascimento Rodrigues

As yields da dívida obrigacionista na zona euro no prazo de referência, a 10 anos, abriram esta terça-feira a descer depois de, no dia anterior, terem inaugurado novembro com subidas superiores a seis pontos base para os periféricos, com destaque para as obrigações espanholas e gregas.

Tendo fechado na segunda-feira em 2,62%, as yields das Obrigações do Tesouro português (OT), no prazo a 10 anos, abriram esta terça-feira em queda, registando 2,56% pelas 9h.

Para colocar este atual nível no contexto da evolução do ano, recorde-se que as yields das OT no prazo de referência desceram para um mínimo histórico de 1,5% em março, logo a seguir ao arranque do programa de compras de dívida pública no mercado secundário pelo Banco Central Europeu, e atingiram mais de 3% em julho, aquando do contágio da crise helénica com o auge do risco de bancarrota junto dos credores oficiais e de ameaça de saída da Grécia do euro proposta no Eurogrupo. A 2 de outubro, antes das eleições legislativas em Portugal, as yields naquele prazo tinham descido para 2,34%. Em outubro, as yields das OT foram as únicas a subir entre os periféricos.